Facebook

Image Map

16 de novembro de 2017

Diocesano conquista 1º lugar nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica



O Colégio Diocesano Santa Luzia foi campeão da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada entre os dias 7 e 10 de novembro em Curitiba-PR. O título inédito aconteceu na categoria Nível 1, que reúne alunos do Ensino Fundamental Anos Finais. Esta foi a única medalha de ouro do Rio Grande do Norte na competição.

A equipe campeã da OBR 2017 é formada pelos alunos Guilherme Patrício, Júlia Alves, Pedro Victor e Tácio Maia, orientados pelos professores Rodolfo Costa e Jonas Amorim. Com o troféu e a medalha de ouro, eles já têm vaga garantida na etapa nacional da Olimpíada do próximo ano, que acontecerá em João Pessoa-PB.

“Disputamos com os melhores representantes de cada estado. Na etapa nacional encontramos elementos bem mais complicados, mas todo o empenho deles, todo o tempo dedicado aos treinos teve como recompensa o título da OBR”, comemorou Rodolfo, coordenador da Robótica Educacional do Diocesano.

A conquista em Curitiba foi alcançada na Modalidade Prática. Nela é feita a simulação real de um ambiente hostil para o resgate de vítimas através do robô, que deve ser ágil para superar terrenos irregulares, desviando de escombros, subindo montanhas para conseguir salvar as vítimas e transportá-las para uma região segura.

A escola disputou a etapa nacional da OBR também na categoria Nível 2, com estudantes do Ensino Médio. O desempenho deles foi considerado bom, alcançando a 19º posição entre 70 equipes participantes.