Facebook

Image Map

27 de novembro de 2017

Audiência Pública na Assembleia debaterá ovinocaprinocultura do RN

 

A “Estruturação e Desenvolvimento da Rota do Cordeiro Potiguar” é tema de debate de audiência pública na Assembleia Legislativa na próxima terça-feira (28), às 14h, no plenário Cortez Pereira. Proposta pelo deputado Hermano Morais (PMDB), audiência busca soluções para pleitos dos ovinocaprinocultores do Rio Grande do Norte.

“O desenvolvimento da Rota do Cordeiro visa contribuir para reconhecer a importância da atividade nas regiões envolvidas e direcionar recursos federais para fortalecer essa cadeia produtiva”, disse Hermano, que durante palestra realizada na 55ª Festa do Boi, tomou conhecimento da inclusão do Rio Grande do Norte na Rota, um pleito que insere o estado nas Bases para o Plano Nacional de Desenvolvimento da atividade de ovinocaprinocultura.

A Rota do Cordeiro faz parte da estratégia de promover atividades relevantes para a interiorização do desenvolvimento econômico, conforme a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), por meio do incentivo a cadeias produtivas e arranjos produtivos locais considerados estratégicos.

O projeto pretende ampliar o potencial econômico das regiões produtoras de ovinos e caprinos, levando inovação e diferenciação, assim como ampliando a competitividade e a lucratividade dos empreendimentos.

O polo, definido como “Cordeiro Potiguar”, é formado pelos municípios de Lajes, Fernando Pedroza, Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Angicos, Santana dos Matos, São Rafael, Itajá, Ipanguaçu, Pendências, Carnaubais, Açu, Paraú (Espirito Santo do Oeste), Upanema, Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Apodi e Severiano Melo. Juntos, esses 19 municípios são responsáveis por um rebanho de 463.524 animais, entre ovinos e caprinos.