Facebook

Image Map

18 de setembro de 2017

Rede Municipal de Ensino tem mais de 20 mil alunos



O Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados preliminares do Censo Escolar 2017 de todo o país. O levantamento anual detalha a quantidade de matrículas iniciais na Educação Básica da Rede Pública e Privada. Os dados se referem à quantidade de alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto na urbana, quanto na zona rural.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, através do setor de registro e inspeção escolar, a Rede Municipal de Ensino apresenta uma matrícula inicial de 20.050 alunos. São 16.469 alunos matriculados na zona urbana e 3.581 alunos da zona rural. Na Educação Infantil são 6.972 alunos matriculados. No Ensino Fundamental são mais 12.731 alunos. Na EJA são 347 matrículas.

“Contabilizar o número das matrículas é fundamental para o repasse de recursos e a execução de programas e políticas públicas na área da educação, como a distribuição de livros, o transporte escolar, a instalação de bibliotecas e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, Fundeb. Por isso que é tão importante que esses dados sejam coletados com atenção e cuidado”, explicou a secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Magali Delfino.

A partir da divulgação dos dados preliminares, os diretores de escolas e a Secretária Municipal de Educação tem o prazo de 30 dias para conferência e retificação dos dados, se necessário, no sistema Educacenso. Finalizando o período de retificação, os dados são publicados no Diário Oficial da União.

A segunda etapa do Censo Escolar 2017 deve ter início em fevereiro de 2018. Nesta fase, serão coletados os dados sobre o rendimento e o movimento escolar dos alunos declarados (aprovação, reprovação, transferência e abandono).