Facebook

Image Map

16 de setembro de 2017

Programa ID Jovem é lançado em Mossoró



A Caravana do programa social ID Jovem chegou na tarde desta sexta-feira (15) a Mossoró. O lançamento do projeto de âmbito federal aconteceu na Praça Cícero Dias, localizada no Teatro Dix-Huit Rosado. A solenidade contou com apresentações culturais.

Presente no evento, a prefeita Rosalba Ciarlini elogiou a ação e destacou ações de quando era senadora, onde participou da criação do Estatuto de Juventude. “O ID jovem será de grande importância, já que a cidade de Mossoró respira cultura. Em 2010 quando era senadora participei da formulação da criação dos direitos da Juventude, e agora vejo as ações como essas, que tem um papel social muito importante”, disse.

De acordo com o programa, pessoas de 15 a 29 anos tem direito de emitir um cartão que garante meia-entrada para eventos artísticos-culturais, de esporte, lazer e entretenimento. Além disso é possível fazer a reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto no transporte coletivo interestadual. “O jovem pode utilizar o cartão no cinema, no Teatro, e em vários eventos artísticos. O lançamento do ID jovem representa muito para o município”, ressaltou a vice-prefeita, Nayara Gadêlha.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Juventude do município, Lorena Ciarlini, elogiou o programa. “Esse programa vem para garantir os direitos do jovem, através do Estatuto da Juventude. É a materialização do estatuto. Mossoró é uma cidade festiva e cultural, então é uma ferramenta para que o jovem possa participar e aproveitar o melhor da cidade. Serve de fato para a diminuição da desigualdade social”.

O lançamento do ID Jovem contou com a participação do Secretário Nacional da Juventude, Francisco Assis Filho. Ele destacou a importância da disseminação de ações como essa para os jovens. "Nós estamos falando de direitos da juventude brasileira. Essa discussão é muito recente no executivo nacional e agora passa a ser efetivado. A disseminação desse programa e de outras ações que o governo tem para os jovens é muito importante”, comentou.

Além da faixa etária, o jovem precisa ter renda de no máximo dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais. Se enquadrando nestes critérios, o cartão ID Jovem virtual pode ser gerado após a inclusão e validação dos dados pessoais ou através do aplicativo para smartphones. É possível também fazer o cartão pelo site do ID Jovem (www.idjovem.caixa.gov.br). De acordo com a última atualização, em Mossoró existem 17.400 jovens aptos ao benefício.

“Existem milhares de jovens que tem direito ao benefício, mas o Número de Identificação Social (NIS) está desatualizado. A cada 24 meses o NIS precisa ser atualizado no CRAS. O governo precisa saber se o cidadão ainda se encaixa nos padrões para continuar seguindo no programa”, disse o Secretário Nacional de Juventude.

Estiveram presentes na solenidade o deputado federal Beto Rosado, a deputada estadual, Larissa Rosado, a presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro, o gerente geral da Caixa Econômica Federal, Julierme Torres, além de vereadores e secretários municipais.