18 de setembro de 2017

Governo do Estado investe um milhão de reais nas feiras de livro de Natal e Mossoró



Nos próximos dias 21 a 24 de setembro, a região oeste receberá a 13ª Feira do Livro de Mossoró. O evento, importante no calendário de atividades literárias do RN, vai receber 86 mil estudantes da Rede Estadual da região para participar da feira e as escolas poderão realizar compras para seus acervos através do Vale-Livro, uma das ações do projeto RN Mais Leitor que integra do Programa RN Alfabetizado, lançado no último dia 12. No total serão investidos um milhão de reais nas feiras de livro de Natal e Mossoró por meio de transferência de recursos para contas das escolas.

Além de proporcionar o fortalecimento das bibliotecas escolares, o Vale-Livro incentiva a produção local, uma vez que 40% das aquisições das instituições de ensino precisam ser obras de autores potiguares.
Na feira, as escolas participantes poderão acompanhar toda programação com  bate-papos, lançamento de livros, festival de poesia, exposição, contação de histórias, dança e música. Investidora das práticas educativas, a Educação do RN beneficiará escolas das regiões de Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros.

Para a titular da SEEC, professora Cláudia Santa Rosa, o Vale Livro aposta na capacidade de escolha das escolas. “Cada equipe pedagógica terá uma autonomia para escolher os livros que sejam mais interessantes para os seus acervos. Dessa forma, a Secretaria de Educação deseja que cada gestor tenha um olhar crítico para a escolha dos livros”, declarou a secretária Santa Rosa.

Saiba mais

RN MAIS LEITOR

Projeto integrante do Programa RN Alfabetizado, o RN Mais Leitor tem como objetivo estimular a cultura do livro dentro e fora da sala de aula, reconhecendo o valor da leitura no RN. Dentro de um conjunto de ações, o projeto deverá alcançar o fortalecimento das bibliotecas escolares e ampliação do acesso à leitura para os alunos da Rede Estadual de Ensino, em consonância com o Plano Estadual de Educação , com a criação ou ambientação de bibliotecas ou salas de leitura em 100% das escolas estaduais.

FEIRA DO LIVRO

A Feira do Livro de Mossoró surgiu em agosto de 2005 com o objetivo de incentivar o hábito da leitura de uma maneira divertida e espontânea. Os livros, os convidados, as parcerias e o público sempre dão o brilho mais intenso ao momento festivo, tornando o evento um encontro de troca de experiências e um recanto de saberes e emoção. Mais de 700 mil pessoas já visitaram a feira, ao longo das 12 primeiras edições do evento. A 13ª Feira do Livro de Mossoró conta com o patrocínio do Governo do RN.