20 de setembro de 2017

Desenvolvimento Social busca inserir zeladores de túmulos nos programas de geração de oportunidade



A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude, está realizando um cadastramento dos zeladores de túmulos dos cemitérios São Sebastião e Novo Tempo. A ação tem o intuito de identificar o perfil e a quantidade de trabalhadores no setor, além de apresentar e inserir estas pessoas nos programas sociais.

Para que este reconhecimento inicial seja feito, uma equipe da Gerência de Geração de Oportunidades, do Desenvolvimento Social está deste esta terça-feira, 19, nos cemitérios. A ação foi iniciada pelo cemitério São Sebastião, onde mais de 80 pessoas foram cadastradas. Hoje o mesmo trabalho está sendo feito no Novo Tempo.

“Nós apresentamos para eles o objetivo da ação e preenchemos com eles um questionário com informações básicas sobre cada um, em seguida apresentamos as oportunidades e vantagens da inserção nos programas sociais oferecidos pelo município, mostrando como cada um pode estar inserido”, explicou a gerente de Geração de Oportunidades, Glênia Gadelha.

Como carro chefe do setor, também são apresentados aos zeladores de túmulos as oficinas de Geração de Oportunidades que estão sendo realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). “O que mostramos para eles é que, se eles trabalham aqui no horário da manhã, podem aproveitar a tarde para buscar outra forma de renda, e que podem fazer esses cursos de forma gratuita no Cras mais próximo da sua casa”, continuou.

Entre as oficinas está a de confecção de flores utilizando EVA, como uma forma de geração de renda visando o Dia de Finados.

Ainda de acordo com Glênia Alves, a visita aos cemitérios também tem o intuito de obter informações sobre as medidas dos trabalhadores para que posse ser confeccionado um novo fardamento. “Já estamos trabalhando como uma organização para o Dia de Finados”, concluiu a gerente de Geração de Oportunidades.