Facebook

Image Map

11 de agosto de 2017

Prefeitura de Mossoró vai fazer chamada pública para retomar cirurgias eletivas




A Prefeitura Municipal de Mossoró vai fazer chamada pública no dia 21 de setembro para contratação de profissionais visando a retomada de procedimentos de cirurgias eletivas. O município estava aguardando o cumprimento do Termo de Compromisso entre Entes Públicos (TCEP) assinado com o Governo do Estado, mas, diante da falta de resposta do Estado, a prefeita Rosalba Ciarlini decidiu retomar os procedimentos apenas com recursos municipais.

A contratação do serviço se dará diretamente com as unidades hospitalares, que se responsabilizarão pela contratação dos profissionais. Hoje, grande parte dos serviços públicos de saúde em Mossoró são prestados através de cooperativas.

Durante audiência pública realizada na quinta-feira (10) na Câmara Municipal, o secretário Municipal de Saúde, Benjamin Bento, atentou que as cirurgias eletivas são o maior problema de saúde pública da cidade. O gestor explicou que o Governo do Estado deveria repassar recursos para o município para para realização dos procedimentos, mas não o tem feito. “A Sesap (Secretaria de Estado da Saúde Pública) repassa 60 por cento dos recursos para Natal”, observa.

Benjamin Bento aproveitou a audiência para convocar os vereadores para a próxima reunião do Conselho Estadual de Saúde no dia 15 de agosto, quando o não cumprimento do TCEP pelo Governo do Estado será colocado novamente em pauta. “Essa questão vai entrar pela terceira vez como ponto de pauta da reunião. Não admitimos mais esperar pelo Termo. O não cumprimento precisa ser dicutido no Conselho e, para isso, contamos com o apoio dos vereadores”, reforçou.

De acordo com estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 1.600 pessoas estão no sistema aguardando cirurgias geral ou ortopédica.