18 de agosto de 2017

Escolas municipais se preparam para jornada de Feiras Científicas



Neste sábado, 18, professores da Rede Municipal de Ensino que atuam nas Escolas de Ensino Fundamental nos Anos Finais (do 6º ao 9º Ano) participarão de mais uma etapa da formação do “Programa Metodologia Científica ao Alcance de Todos”. A formação é ofertada pela Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA) aos professores do município através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

“Nessa formação os professores são preparados para trabalhar com seus alunos a iniciação científica, desde a prática da pesquisa até a construção dos projetos que são apresentados nas feiras científicas. Essa formação está incentivando todas as escolas a realizarem suas próprias feiras”, explicou Gilneide Lobo, coordenadora do Ensino Fundamental.

Este encontro acontecerá na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), da UFERSA, e é o terceiro e último de série que estava sendo oferecida aos professores. No primeiro encontro foi trabalhado o tema “Tempestade de ideias”. No segundo momento a formação abordou a “Elaboração dos projetos científicos”, e nesse encontro de encerramento será a oportunidade de “Trabalhar os projetos Científicos”.

Com o encerramento dessa formação a Rede Municipal de Ensino se prepara para a jornada de feiras científicas que acontece sempre no segundo semestre do ano letivo. A primeira etapa de realização das feiras é organizada pelas próprias escolas, cada uma elaborando a sua própria com calendário individual. Após esse momento a própria Secretaria de Educação reúne todas as escolas da rede e realiza a Mostra de Projetos Científicos e Culturais, que este ano vai chegar a sua 15ª edição. E por último a UFERSA realiza seu evento reunindo diversas escolas de Mossoró e região.