24 de agosto de 2017

Emprego e renda: SINE ultrapassa 50% de obra concluída

A obra de construção do novo prédio do Sistema Nacional de Emprego (SINE) alcançou os 51% de execução. Nesta quinta-feira (24), o governador Robinson Faria, acompanhado da primeira dama e secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Julianne Faria, visitou o local onde o edifício está sendo construído. Na ocasião, Robinson destacou que uma nova estrutura será oferecida para atender trabalhadores do Estado. “Em todo Brasil há um clamor da população pela oportunidade de um emprego e esse equipamento que vamos entregar é responsável pela intermediação de vagas para a população”, disse. O governador lembrou, ainda, que o local vai contar com parcerias. “Vamos inovar com parcerias com o Sistema S e Jucern, por exemplo, de uma forma integrada para que o SINE possa ser o condutor de novos empregos”, complementou. O investimento da obra é de R$ 2,5 milhões com recursos do Governo Cidadão.
O órgão é de responsabilidade da Sethas e, dentro outros serviços, oferece assistência ao trabalhador desempregado na busca de emprego. A titular da pasta, Julianne Faria ressalta que a nova sede vem para somar outros programas de combate ao desemprego no RN.“Esse prédio vai abrigar todo o colegiado de assistência social do estado, bem como o projeto pioneiro e genuinamente potiguar RN Mais Emprego, uma parceria Sethas, Jucern e secretaria de Tributação, onde vamos garantir vagas de emprego em todas as empresas abertas no estado”, revelou a secretária. A previsão é que o RN Mais Emprego seja lançado em setembro.
Com o percentual de 51% de obra atingido, a previsão de conclusão confirmada é fevereiro de 2018, mas esse prazo pode ser antecipado para dezembro, já que o cronograma de serviços segue adiantado. Com 1880 m² de área total, toda a parte de superestrutura foi concluída, assim como a alvenaria, vedação e laje. Estão em andamento a cobertura, parte hidráulica, piso e revestimento. Logo, a obra entra em fase de acabamento que é mais detalhado. O estacionamento que terá suporte para 74 vagas já foi nivelado para receber a pavimentação.
Durante o período de obra, os atendimentos estão acontecendo nas Centrais do Cidadão de Natal (Via Direta, Alecrim e Cidade da Esperança) e na Central do Trabalhador do Shopping Estação. O SINE faz cadastramento, intermediação de mão de obra, encaminhamento para cursos de qualificação social e profissional e orientações sobre o benefício do Seguro-Desemprego. Em maio de 2017, por exemplo, um convênio entre o Sine-RN e o ITB ofereceu 15 mil vagas de cursos à distância, como empreendedorismo e secretariado.
Também acompanharam a visita técnica o secretário extraordinário de Gestão de Projetos e coordenador geral do Governo Cidadão, Vagner Araújo, a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha e a secretária de Comunicação, Juliska Azevedo.