Facebook

Image Map

11 de agosto de 2017

Cuidadores do Serviço de Atendimento Domiciliar participam de oficina



Cerca de 10 cuidadores do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) participaram da Oficina "Cuidando do Cuidador". O objetivo da Oficina foi trabalhar a saúde desses cuidadores para que eles tenham melhores condições de cuidar dos pacientes. O Serviço de Atendimento Domiciliar faz parte do programa "Melhor em Casa", do Governo Federal, e está em execução na cidade desde o mês de março. É 
uma assistência oferecida na residência do paciente, garantindo a continuidade dos cuidados à saúde. O SAD é oferecido as pessoas que tem condições de concluir em casa o tratamento iniciado no hospital, de acordo com o diagnóstico do médico.

O cuidador é normalmente uma pessoa da família, que mora com o paciente e que fica responsável pelos seus cuidados. Ele recebe auxílio da equipe multidisciplinar que realiza as visitas de acordo com a necessidade de cada paciente. Essa equipe é formada por médico, fisioterapeuta, enfermeiro. As visitas periódicas, segundo a coordenadora do programa em Mossoró, Laura Paula, permitem um atendimento mais humanizado e reduz a demanda nos hospitais.

Magna Sônia é cuidadora do seu pai que tem 72 anos. Ele sofreu um AVC há três meses e há dois vem recebendo a equipe do SAD em sua casa. "Eles vão 3 vezes na semana na casa do meu pai, é maravilhoso, meu pai está mais animado depois do tratamento com essas visitas", disse Sônia.

Na Oficina, os cuidadores foram o público alvo e foi enfatizada a importância dessas pessoas se cuidarem, estarem bem de saúde, para assim tratarem bem o paciente. O fisioterapeuta da equipe do SAD, João Eduardo, deu orientações e ensinou exercícios aos cuidadores que eles podem praticar em casa. "A atividade física é uma das formas importantes de se cuidar e está bem disposto para o cuidado com o paciente", disse o profissional. 

A próxima oficina está marcada para o dia 31/08.