10 de agosto de 2017

"Agosto Dourado" celebra a importância da amamentação



A Secretaria de Saúde de Mossoró está realizando atividades durante todo o mês de agosto em comemoração ao "Agosto Dourado". No Brasil o mês foi passou a ser dedicado ao aleitamento materno com a implantação da Lei 13.435, de 12 abril de 2017. A campanha tem como tema "Todos Juntos pela Amamentação". Nesse sentido, a importância da amamentação será tratada não só com as gestantes e nutrizes, como também com os familiares e amigos que convivem com essas mulheres. Além das Unidades Básicas de Saúde, as ações também serão realizadas no Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Nos encontros, a comunidade participa de atividades lúdicas e recebem orientações de enfermeiros e assistentes sociais sobre a importância do aleitamento materno para os recém-nascidos. "A disseminação e as orientações corretas para este público é uma forma de contribuição para a proteção da amamentação, pretendemos contribuir para eliminar barreiras enfrentadas pelas mulheres", disse a coordenadora da política de alimentação e nutrição secretaria municipal de saúde, Fabiana Santos.

Na Unidade Básica de Saúde Mário Lúcio de Medeiros, localizada no bairro Alto da Pelonha, as gestantes se reúnem uma vez por mês com a equipe multidisciplinar para rodas de conversas sobre a gestação, neste mês, o tema abordado foi o aleitamento materno. "Aqui conversamos sobre mitos e verdades sobre a amamentação. O leite materno é considerado alimento padrão ouro de grande importância para o desenvolvimento do bebê", disse Kelly Regina, assistente social da UBS Mário Lúcio. 

Programação Agosto Dourado

UBS Sinharinha Borges - Barrocas: 16/08
UBS Francisco Marques da Silva - Planalto 13 de maio: 17/08
UBS Duclécio Antônio de Medeiros - Teimosos: 22/08
CRAS Redenção: 21/08
CRAS Sumaré: 22/08
CRAS Bom Jardim: 23/08
CRAS Quixabeirinha: 24/08