Facebook

Image Map

17 de julho de 2017

Servidores do município recebem capacitação para atuar no Programa Famílias Fortes



Começou hoje, 17, e segue até amanhã na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude, a formação de facilitadores e multiplicadores do Programa Famílias Fortes. Participam profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação do Município.

O programa Famílias Fortes é desenvolvido em parceria entre a Fundação Osvaldo Cruz e a Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, para um trabalho de prevenção ao uso problemático de álcool e outras drogas, com público-alvo de famílias com crianças entre 10 e 14 anos.

A formadora federal do programa, Lílian Souza, explicou que o objetivo da ação é o fortalecimento de vínculos familiares para atuação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Aqui em Mossoró, o programa será desenvolvido este ano em nove equipamentos, sendo 7 CRAS e duas escolas, uma municipal e uma estadual, com objetivo de atender 135 famílias em situação vulnerável, totalizando 300 pessoas”, disse Lílian Souza.

Em Mossoró, o programa está sendo desenvolvido através de parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social e Juventude, Educação e Saúde. “Ano passado o programa aconteceu em apenas dois CRAS e este ano tivemos a possibilidade de expandir o atendimento”, continuou.

As ações incluem e distribuição de materiais educativos, a implementação de programas de prevenção nas escolas, equipamentos de saúde e assistência social, além de uma pesquisa de satisfação dos atores envolvidos nos processos.