18 de julho de 2017

Prefeita Rosalba Ciarlini participa de audiência sobre o setor salineiro


O setor salineiro e a classe política do Rio Grande do Norte se reuniram na tarde desta segunda (17), no auditório do Sesi, para debater ações de modernização para o segmento e a preservação dos postos de trabalho já existentes. A prefeita Rosalba Ciarlini participou do evento, que também contou com a presença do governador Robinson Faria.

Em seu discurso, a prefeita destacou os empregos gerados pela atividade na região. "Se nós temos 60 mil empregos diretos e indiretos, imagine o que essa atividade representa para Mossoró. Em uma fase difícil e de crise econômica, os salineiros tem feito um esforço muito grande e inclusive procurando a todo custo manter os empregos", frisou.

Um dos grandes pontos destacados foi o da entrada do sal chileno no país, o que acaba desvalorizando o sal do RN. A prefeita agradeceu a presença do governador na audiência e afirmou também da importância do diálogo para se chegar uma solução. "O governador não somente demonstrou interesse em atender, mas também mostrou que entendia o valor dessa atividade para Mossoró e região. No diálogo produtivo é possível encontrar caminhos para um meio que representa muito para o nosso estado", concluiu.

Em sua fala, Robinson Faria mencionou a importância de debater o tema com o Governo Federal. "Já vivi esses mesmos sonhos e essas mesmas angústias. A minha obrigação é defender quem produz emprego e receita. Vou pedir uma audiência com o presidente da República e que inclua já na audiência o ministro do Meio Ambiente, porque sua palavra será decisiva. Toda bancada federal estará presente com o governador", ressaltou.

Estiveram presentes também na audiência o senador Garibaldi Alves Filho, a deputada estadual Larissa Rosado, os deputados estaduais José Dias e Galeno Torquato, o presidente e o vice-presidente da Indústria e Extração do Sal, Francisco Souto e Airton Torres, respectivamente, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Lahyre Rosado Neto, o secretário de Desenvolvimento do Estado, Flávio Azevedo, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Rondinelli Oliveira, o Presidente do Sindicato das Empresas de Beneficiamento de Sal, Renato Fernandes, além da vereadora Sandra Rosado e da presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereadora Izabel Montenegro.