31 de julho de 2017

Médicos de Unidades Básicas de Saúde participam de capacitação


Os médicos da Atenção Básica do município participaram de uma capacitação na 2ª parte do Módulo Infectologia. Desta vez os temas abordados foram Hanseníase e Hepatites. As capacitações vem acontecendo desde fevereiro e abordam vários assuntos pertinentes ao trabalho realizados pelos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde.

No encontro, duas especialistas falaram sobre a importância dos profissionais diagnosticarem as doenças. Hoje, Mossoró conta com um Centro de Referência em Hanseníase e um Centro de Testagem e Acolhimento em Hepatites. A partir da suspeita ou diagnóstico nas Unidade Básicas de Saúde os pacientes são encaminhados aos Centros para realizarem os exames necessários.

A especialista em Hanseníase, Márcia de Souza, atua no Centro de Referência em Hanseníase de Mossoró e destacou que após o diagnóstico da doença, o paciente pode ser tratado na Unidade Básica. "Muitos desses pacientes, podem ser tratados nas UBS, o que é bem melhor para o paciente, já que a Unidade fica próxima de casa. Também diminui a demanda non centro de referência", frisou Márcia.

O Centro de Referência em Hanseníase e o Centro de Testagem e Acolhimento em Hepatites funcionam no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim).