23 de junho de 2017

Tarcísio Gurgel lança em livro versão inicial do espetáculo Chuva de Bala

Exibindo livro Tarcísio Gurgel.jpg

Por ocasião dos 90 anos da resistência de Mossoró ao bando de Lampião, o escritor Tarcísio Gurgel lançou nesta quinta-feira, 22, o livro “Chuva de Bala no País de Mossoró”. O evento ocorreu no salão Joseph Boulier, no Memorial da Resistência.

“Depois de sucessivas encenações exitosas do Chuva de Bala, vi a necessidade de oferecer ao público a versão inicial do espetáculo em forma de livro, em forma documental”, revela Tarcísio Gurgel, que lança o exemplar 15 anos após escrever o texto que inspirou o espetáculo ao ar livre que atrai todos os anos milhares de pessoas para o adro da Capela São Vicente.

A prefeita Rosalba Ciarlini declarou estar encantada com o livro. “Com o texto de Tarcísio Gurgel, pudemos montar em Mossoró o espetáculo belíssimo que resgata a resistência do povo de Mossoró. Desde 2002, resgatamos de forma especial esse feito histórico, que, como diz o próprio Tarcísio, conta a história de Mossoró, numa mistura de realidade com um pouco de fantasia”, afirma.

Para o pesquisador e sócio do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (Icop), Kydelmir Dantas, mais do possibilitar a realização do espetáculo, o texto de Tarcísio Gurgel possibilita um resgate histórico de um fato importante do município. “Agora, com seu texto impresso, a obra é um documento importante para que os pesquisadores possam conhecer a história mais a fundo”, comenta Kydelmir.

A turista Carmem Parisotto veio de Aracajú (SE) para conhecer de perto o relato sobre a coragem e a resistência do povo de Mossoró. “Comprei o livro e vou ver o Chuva de Bala para conhecer essa história de resistência”, afirma. Sessenta alunos da Escola Municipal Francisca Freire, de Guamaré, também foram prestigiar o lançamento. A visita faz parte de um trabalho sobre a cultura potiguar, segundo o coordenador Erivan Miranda. “Estou ansiosa para conhecer mais sobre a cultura da nossa região”, declarou a estudante Cristina Nascimento.

Ao longo de 15 anos, o texto original de Tarcísio Gurgel vem sendo enriquecido, com música, cinema, coreografia e dando forma ao espetáculo tradicional da programação do Mossoró Cidade Junina. “O Chuva de Bala no País de Mossoró se transformou em um espetáculo grandioso. Fico orgulhoso vendo o espetáculo e saber que contribuir para sua existência”, comenta Tarcísio Gurgel.

ESPETÁCULO CHUVA DE BALA

Na edição deste ano, o texto Tarcísio Gurgel é vestido pela música de Danilo Guanais, que ganha novos arranjos pelas mãos dos músicos Eduardo Pinheiro e Marco França. Na direção de palco e produção executiva, Gilca Leonardo, ao lado do produtor executivo Emanuel Castro. A direção geral é de João Marcelino. A apresentação do Chuva de Bala no País de Mossoró é realizada de quinta-feira a domingo, a partir das 21h, no adro da Igreja de São Vicente. As encenações seguem até dia 30 de junho.