Facebook

Image Map

26 de junho de 2017

Projeto Brinquedos e Brincadeiras Populares diverte crianças na Cidadela

A ideia começou junto com a criação da Cidadela, local que remete à cidade de Mossoró dos anos 20. Hoje, o projeto Brinquedos e Brincadeiras Populares consegue atrair muitas crianças, mas principalmente os pais, que não são daquela década, mas conhecem muito bem a maioria das brincadeiras e se identificam com a intenção do projeto.

Exibindo Brinquedos e Brincadeiras Populares.jpg

O estande está sendo retomado este ano na Cidadela sempre das 18h às 23h, após dois anos sem funcionar, com quatro ambientes. Além das brincadeiras e oficinas que acontecem dentro do local, os pais também podem se divertir com as crianças do lado de fora.

Entre as brincadeiras estão a casinha de bonecas, pião, bolas de gude, peteca, carrinho de lata, bambolê, ioiô, e brincadeiras como passa-anel, gato-mia, pular corda, entre outros. Este ano está sendo trabalhada a oficina de petecas, aproveitando materiais reciclados. “Os brinquedos ficam disponíveis para pais e crianças, para que todos se divirtam juntos”, explicou Edna Paiva, idealizadora do projeto.

O bancário Diego Vaneli, destacou que hoje seus filhos não aproveitam a infância como ele por dois motivos. “Primeiro é a violência que não permite que as crianças brinquem na rua, depois a facilidade dos eletrônicos, em casa, meus filhos gostam é do celular. Hoje vivemos outro momento, por isso eu venho brincar aqui com eles, mostrar um pouco da minha infância”, disse.

Maria Clara, de seis anos, estava no estande acompanhada da mãe de uma amiga. Ela foi atraída pela casinha de bonecas, arrumada em um dos cantos do local. “Eu também gosto de brincar de joguinho no celular, mas sempre brinco de casinha de bonecas em casa”, disse.

Nesta semana, como encerramento da programação da Cidadela neste Mossoró Cidade Junina 2017, o projeto vai realizar concurso de Rei e Rainha da Cidadela, Homem e Mulher Caipira, além de intendente da Cidadela. Cada concurso tem seus critérios específicos.

Na sexta-feira, 30 haverá um arraiá de aniversário da Cidadela, com bolo e refrigerante para as crianças, além de premiações e muita diversão.

Sobre o projeto  - O Brinquedos e Brincadeiras Populares é viabilizado através da Associação dos Amigos da Cantora Joana, do Fã Clube Encontros e Encantos. Além da diversão no período junino na Cidadela, o projeto é realizado todos os anos também para crianças da zona rural da cidade.
As professoras e monitoras estão sempre caracterizadas para incentivar as crianças com idade de 2 a 12 anos a se divertirem com brincadeiras de antigamente.