7 de junho de 2017

Pingo da Mei Dia contará com mais de 400 agentes de segurança

Exibindo coletiva segurança.jpg

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) apresentou nesta quarta-feira (7), em entrevista coletiva à imprensa, o Plano de Operações Integradas de Segurança Pública do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2017. A apresentação contou com participação de representantes da  Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e do 2º Distrito de Policia Rodoviária Estadual (2° DPRE).

 Sem contar com os cerca de 200 seguranças privados, o MCJ 2017 vai contar com a participação de mais de 400 agentes de segurança nos seus eventos de abertura (Pingo da Mei Dia) e de encerramento (Boca da Noite), incluindo policias militares, civis e de trânsito, além de guadas civis e de trânsito do município. Durante os dias de shows na Estação das Artes Eliseu Ventania, de quinta a sábado, serão 399 agentes espalhados por todo o Corredor Cultural.

O Comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar (2° BPM), Major Maximiliano, confirmou que o evento contará com 216 policiais militares, sendo o reforço de 150 policias da capital e mais 50 da região Oeste. Além disso, a vigilância da cidade não será alterada. “O reforço são policiais extras. Estamos preocupados com o evento e com toda a cidade de Mossoró. Trata-se de um evento de grande porte que tem a atenção especial das forças de segurança”, ressaltou o comandante.

 As forças de segurança vão se utilizar de torres de observação (8 no Pingo e Boca e 6 na Estação das Artes), patrulhas a pé e de viaturas. Além disso, será feito um cinturão de segurança ao longo da Estação das Artes para impedir a entrada de armas e de recipientes de vidro.

 A Guarda Civil Municipal vai atuar durante o Pingo com 6 viaturas e 8 patrulhas móveis. As equipes já estarão distribuídas no trajeto do evento a partir das 11 horas. A Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) vai atuar no controle de sons automotivos a Gerência Municipal de Meio Ambiente vai fiscalizar a instalação da barracas e camarotes, permitindo apenas os estabelecimentos credenciados e instalados em locais autorizados.

 A prefeita Rosalba Ciarlini prestigiou a coletiva e destacou que a segurança é parte fundamental para o sucesso do MCJ. “Sei que todos vocês são têm competência e estão comprometidos em fazer um trabalho que faça as pessoas se sentirem seguras, tranquilas.
 Rosalba acrescentou que estudos estão sendo realizados para apontar a dimensão do MCJ para a cidade de Mossoró e que, a partir daí, o município vai implantar um calendário cultural e esportivo para atrair cada vez mais turistas.


O secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito Eliézer Girão, ressaltou que a união das forças de segurança tem o único objetivo de assegurar a tranquilidade do MCJ e a segurança dos mossoroenses e turistas que querem verdadeiramente brincar o São João mais cultural do Brasil.

Ocorrências – Os boletins das ocorrências poderão ser feitos no próprio Corredor Cultural. O Delegado Regional de Mossoró, Dênis Carvalho, informou que a estrutura da Polícia Civil vai contar com uma unidade móvel com delegado, escrivão e agente, tanto no Pingo e Boca da Noite, quando na Estação das Artes nos dias de shows.

Além disso, a Delegacia de plantão no Alto São Manoel contará com quatro escrivães para realizar a ocorrência o mais rápido possível. Normalmente, apenas um escrivão fica de plantão.
Dênis Carvalho acrescentou que será montada também uma equipe na sede da Delegacia Regional nos dias de realização da Operação Zero Álcool para atender aos flagrantes de forma rápida. “Todo mundo é experiente e já sabe como fazer, mas é importante estar sempre se aprimorando”, observou o delegado.

Trânsito – No próximo sábado (10), serão bloqueadas várias ruas para realização do Pingo da Mei Dia. Além da Avenida Rio Branco ao longo do Corredor Cultural, haverá o bloqueio também das ruas transversais de acesso ao evento.

O bloqueio da Avenida Rio Branco começa já a partir das 6 horas da manhã e das ruas transversais a partir das 9 horas.

 A partir das 9 horas do sábado, uma equipe do 2º Distrito de Policia Rodoviária Estadual (2° DPRE) fará uma varredura para retirada de qualquer tipo de obstáculo, seja móvel ou fixo de dentro da Avenida Rio Branco.

Durante o Pingo, o 2° DPRE vai atuar com 19 policiais, 4 viaturas, 10 motos  e 1 guincho.

Outros 20 policiais atuarão todo final de semana na execução da Operação Zero Álcool, que contará também com viaturas com bafômetros.
O comandante do 2º DPRE, Capitão Lima, orienta o público a não consumir bebida alcoólica para conduzir veículo. “As pessoas devem aproveitar a festa de forma responsável. Se for beber, deve utilizar o transporte público, táxi ou mototáxi. Vamos cumprir a lei com rigor”, alertou.

O bloqueio dos acessos a Estação das Artes será de quinta a sábado, das 18 horas às 6 da manhã, e contará com quatro novos pontos bloqueados.
As pessoas que moram nas ruas que serão bloqueadas devem procurar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito para fazer o credenciamento e terem acesso às suas casas durante a realização do evento.