Facebook

Image Map

19 de junho de 2017

Escola da Terra forma professores e transforma realidade do campo



De 20 a 22 deste mês de junho professores da Rede Municipal de Ensino participarão do curso de formação Escola da Terra, do Governo Federal. O objetivo da formação é melhorar as condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes da zona rural em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas multisseriadas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades e níveis de conhecimento.

Aqui em Mossoró a formação acontecerá na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, no setor de educação e diversidade, das 07h às 17h. Da Rede Municipal de Ensino serão 29 professores de 15 escolas que estão tendo a oportunidade de participarem dessa formação que oferece conhecimento e técnica específicos para quem trabalha com estudantes da zona rural em que as turmas são formadas por diferentes faixas etárias.

“Estamos no terceiro módulo de uma formação que teve inicio em meados do mês de março. Neste momento da formação que começa no dia 22 vamos levar a esses professores o tema ‘Práticas Educativas – saberes e fazeres da campo I’ que suscita o debate do ensino da Matemática e Ciências da Natureza com uma pedagogia direcionada para a realidade do campo”, explicou Sueleide Alves, supervisora do Programa Escola do Campo, da Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Lazer.

A formação será concluída no mês de agosto com a realização de grande seminário que abordará todos os temas discutidos nos três módulos da jornada de formação. “O encerramento desta edição do curso vai acontecer com um seminário que vai possibilitar aos professores aplicarem em suas escolas tudo o que foi debatido nos módulos de formação”, destacou Afonso Silveira, supervisor do Programa Escola do Campo, da Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Lazer.

“É necessário reconhecer o esforço desses professores no desejo de qualificar seu trabalho na participação nos cursos de formação. Em todos os projetos desenvolvidos ou executados pela Secretaria da Educação nós contamos com a participação desses professores, que apesar da rotina diária de trabalho ainda dedicam seu tempo nos cursos de formação. Isso demonstra o comprometimento que esses professores tem com o ensino público”, parabenizou Magali Delfino, secretária municipal da Educação, Esporte e Lazer.