27 de junho de 2017

Compra Direta beneficia 51 agricultores e produtores de Mossoró

Exibindo prefeita Rosalba compra direta.jpg

A última etapa deste semestre do programa Compra Direta foi finalizada hoje, 27, durante a entrega dos produtos na Feira do Bode. Nesta edição foram beneficiados 51 agricultores e criadores, com recurso investido de cerca de R$ 200 mil na compra de 61,546 quilos de produtos da agricultura familiar, em uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal.

O Compra Direta é um programa que adquire produtos da agricultura familiar, que são distribuídos para instituições que fornecem regularmente refeições para pessoas com vulnerabilidade alimentar.

Nesta edição foram 31 tipos de produtos, como frutas, hortaliças, grãos, produtos processados e de origem animal. Estes produtos são comprados dos produtores através do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). “Essa fonte de recursos é um termo de adesão feita em 2014 entre a Emater e o MDSA, como modalidade de convênio”, explicou Cleiton Dantas, técnico agrícola da Emater.

Cleiton Dantas lembrou ainda que o cadastramento das entidades que estão recebendo os produtos nesta etapa foi realizado em 2014. Receberão os produtos do Compra Direta 50 entidades, entre elas, 31 escolas estaduais, 14 equipamentos sociais do município, o Hemocentro de Mossoró, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e o Centro Social Francisco Dantas.

A entrega começou dia 13 deste e mês e foi finalizada hoje, sendo que pela manhã os produtores entregam os produtos à Secretaria Executiva de Agricultura e Recursos Hídricos e as entidades beneficiadas ficam de buscar no local. “Para a próxima etapa ainda não temos datas específicas, mas as entidades interessadas já podem procurar outras informações junto a Emater. Estamos na expectativa da assinatura de um novo termo, para uma nova etapa”, continuou.

Silvana Gomes, do Assentamento Vingt Rosado, é uma das produtoras beneficiadas com esta etapa do programa. Ela tem uma criação de galinhas caipiras e participa da modalidade desde que o programa começou. “Valoriza não só o meu produto, mas o meu trabalho. Lá em casa somos cinco pessoas da família envolvidas na criação das galinhas para o programa”, disse.

A secretária executiva de Agricultura, Katherine Bezerra destacou que a aquisição direta com os produtores é feita com preço justo. “O produtor ganha porque livra o atravessador e é uma atividade importante para a economia do município”, destacou.

A prefeita Rosalba Ciarlini afirmou que é acreditando nas boas ideias é que o município vence as dificuldades. “É através do campo que temos a qualidade de vida na cidade. Um programa como esse valoriza a mão de obra do homem do campo”, frisou.

Rosalba aproveitou a presença dos produtores para fazer o anúncio e o convite para a Festa do Bode 2017. “É uma festa do campo e de todos os produtores e criadores”, concluiu.

Participaram ainda do momento da entrega dos produtos, o secretário do Desenvolvimento Econômico do município, Lahyre Neto, a secretária de Educação, Magali Delfino, Washigton Siqueira, da VI Diretoria Regional de Alimentação Escolar (DRAE), além de agricultores e criadores de várias comunidades e assentamentos de Mossoró.