Facebook

Image Map

3 de maio de 2017

Semana do MEI espera atender 8 mil empreendedores no RN

Ruth Maia, coordenadora estadual da Semana do MEI
Sebrae no Rio Grande do Norte preparou uma programação diferenciada para orientar e capacitar os Microempreendedores Individuais (MEI), além de formalizar potenciais empresários. A partir da próxima segunda-feira (8), empreendedores serão mobilizados em função da realização da Semana do MEI, um grande mutirão de atendimentos, que acontece simultaneamente em todo o país. Durante seis dias, serão oferecidas 2,3 mil vagas de capacitação gratuita em todo o estado. A expectativa é realizar cerca de 8 mil atendimentos no Rio Grande do Norte. Informações sobre a programação podem ser obtidas pelo 0800 570 0800.
Em Natal, haverá programação em cinco pontos de atendimentos: a sede do Sebrae, que fica no bairro de Lagoa Nova, a unidade da Universidade Potiguar (UnP) da Zona Norte, o Assaí Atacadista da BR-101 e o do Gancho de Igapó, além da Praça Gentil Ferreira, no Alecrim. Lá, será montada uma estrutura com tendas, que vão funcionar como dois auditórios para capacitar 30 pessoas cada um. Em Mossoró, também haverá atendimento em praça pública a exemplo de anos anteriores. Os atendimentos serão feito em tendas que serão montadas na praça da Independência.
A mobilização, no entanto, não se restringe às duas principais cidades potiguares. Outros municípios também estão envolvidos na Semana do MEI. De acordo com a coordenadora da Semana do MEI no Rio Grande do Norte, Ruth Suzana Maia, todo o estado será coberto com essa campanha, cujo foco principal será a capacitação dos microempreendedores na área de finanças e educação financeira. “Este ano, queremos dar a oportunidade de empreendedores já formalizados se capacitarem e, assim, promover desenvolvimento e crescimento dos negócios”, diz.
Isso porque o MEI está mais avançado na gestão do seu negócio e busca conhecimento para inovar e aumentar a sua competitividade no mercado. No evento, o empreendedor tem acesso a diversos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI. Também é possível se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que deve ser entregue até o dia 31 de maio.
Ações no interior
Municípios de regiões onde o Sebrae possui um escritório regional também serão inseridos no roteiro de programação. Na região Agreste, por exemplo, haverá orientação com ações itinerantes em nove municípios (Brejinho, Montanhas, Espírito Santo, Pedro Velho, Canguaretama, Passa e Fica, Várzea, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras).
Em Nova Cruz, a programação se concentra no dia 10 com o Estação Sebrae, evento que ocorre na antiga estação de trens. Está prevista a palestra show “Tocando Negócios – Empreendedorismo, Poesia e Música”, com Amazan, que abordará dos desafios do empreendedor e da importância da inovação para a sustentabilidade das empresas, baseado na sua experiência empreendedora à frente da Fábrica de Acordeons Leticce, em Campina Grande (PB). O evento terá além da palestra, atendimento dos técnicos do Sebrae aos empreendedores presentes. A expectativa é de um público de 300 empreendedores dos municípios circunvizinhos.
Já no Médio Oeste, que envolve a cidade de Apodi e municípios próximos, serão realizadas 14 oficinas e 11 palestras. No Alto Oeste, estão previstas 20 oficinas, 20 palestras e a realização de Oficina Mais Negócios em Martins, que vai capacitar simultaneamente cerca de 300 empreendedores. Na região do Seridó Ocidental, a meta é atender com as ações centenas de empreendedores. Serão realizadas oito Oficinas SEI e 11 palestras, que juntas devem representar  536 empresários, entre atendidos e capacitados. Já no Seridó Oriental, as orientações, atendimentos e capacitações vão mobilizar os sete municípios enquadrados nessa área do Seridó.
Haverá ainda programação em nove cidades da região do Mato Grande (João Câmara, Touros, Maxaranguape, Ceará-Mirim, São Miguel do Gostoso, São Bento e Caiçara do Norte, Galinhos, Poço Branco, Ielmo Marinho, Jandaíra, Parazinho, Pureza e Rio do Fogo). A Semana do MEI também chega com ações itinerante em cidades da região do Vale do Açu e no Trairi. A Semana do MEI é promovida nacionalmente pelo Sebrae e visa reunir esforços para auxiliar empreendedores de todo o Brasil, criando uma rede de apoio gratuito a quem está enquadrado nessa categoria.