Facebook

Image Map

8 de maio de 2017

Semana do MEI começa com atendimentos e capacitações

Programação envolve oficinas gratuitas para empreendedores

A nona edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) começou no Rio Grande do Norte com capacitações e atendimentos em diversas cidades potiguares. Em Natal, os temas planejamento e design para pequenos negócios foram o destaque da programação na abertura da campanha, que ocorre simultaneamente em todo o país. Até o próximo sábado (13), estão sendo disponibilizadas mais de 2,3 mil vagas para capacitação de empreendedores que buscam aperfeiçoar o negócio, comprar bem, vender melhor, administrar o seu dinheiro e se planejar para crescer com segurança.
Além de capacitações, durante a mobilização, o MEI tem acesso gratuito aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI. A meta é atender até 8 mil pessoas em todo o Rio Grande do Norte até o fim da campanha.
Na avaliação da coordenadora estadual da Semana do MEI, Ruth Suzana Maia, os atendimentos nos próximos dias devem girar em torno do auxílio no envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), cujo prazo limite para entrega das informações termina no dia 31. O documento indica o faturamento anual bruto do negócio ao longo do ano passado e se o MEI possui ou não um funcionário.
É possível também formalizar o negócio. Foi o que ocorreu com Anderson Felipe, que aproveitou a Semana do MEI para registrar o negócio que estruturou desde dezembro na residência, localizada em Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. Ele, juntamente com a esposa, produz dindin gourmet. Em média, são vendidas 250 unidades por semana.
“Não esperava esse crescimento tão rápido. Vejo que já é hora de formalizar como MEI, principalmente pelos benefícios”. Anderson Felipe, que também trabalha numa loja de departamento, está decidido a apostar no negócio próprio e, por isso, buscou orientação no ponto de atendimento montado na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim.  No local, foi montada uma estrutura de tendas para atendimento e também capacitação. São dois auditórios com capacidade para abrigar até 30 pessoas cada um.
Esse é apenas um dos cinco pontos de atendimentos da campanha na capital potiguar. A Semana do MEI também programação na sede do Sebrae, que fica no bairro de Lagoa Nova, a unidade da Universidade Potiguar (UnP) da Zona Norte, o Assaí Atacadista da BR-101 e o do Gancho de Igapó.
Além de Natal, outras 102 cidades do Rio Grande do Norte estão envolvidas na mobilização. Para saber a programação da cidade ou região mais próxima, basta acessar o site http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei/cursos e conferir a capacitação programada.
A Semana do MEI é promovida nacionalmente pelo Sebrae e visa reunir esforços para auxiliar empreendedores de todo o Brasil, criando uma rede de apoio gratuito a quem está enquadrado nessa categoria. Isso porque o MEI está mais avançado na gestão do seu negócio e busca conhecimento para inovar e aumentar a sua competitividade no mercado.