31 de maio de 2017

Grupos antitabagismo apresentam bons resultados no combate ao fumo

Resultado de imagem para tabagismo

Gerentes de unidade de saúde, servidores e usuários se reuniram nesta quarta-feira, 31, no Seminário sobre Socialização de Experiências e Resultados de Grupos de Combate ao Tabagismo em Mossoró. O encontro faz parte das mobilizações do Dia Mundial Sem Tabaco, que nesse ano tem como tema “Tabagismo como um obstáculo para o desenvolvimento”. 

Na ocasião, representantes das equipes dos Núcleos de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (Nasfs) apresentaram a metodologia e os resultados dos 31 grupos de acompanhamento de pessoas fumantes que estão no processo de abandono do vício. 

Conforme a representante do Nasf, Nayara Sena, os grupos apoiados pelo Núcleo têm obtido resultados satisfatórios. Dos usuários acompanhados, desde abril de 2015 a maio deste ano, 20% deixaram o hábito por definitivo. Além disso, 27,7% dos cidadãos acompanhados no grupo reduziram o consumo de cigarro. 

O secretário municipal de Saúde, Benjamin Bento, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido por cada um que compõe a equipe do Nasf para o êxito das ações. “Com muito diálogo, estamos conseguindo motivar os servidores e melhorar os nossos indicadores de saúde. Os resultados positivos do trabalho dos grupos antitabagismo é um exemplo disso”, afirma.