Facebook

Image Map

19 de dezembro de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Sobre as ocorrências em Mossoró

Resultado de imagem para cosern
A Cosern esclarece que a interrupção de energia elétrica registrada das 19h22 às 21h47 na região onde está localizado o Samu Mossoró, causando o desligamento do serviço telefônico 192, foi ocasionada pela presença de uma pipa na rede elétrica. Com a chuva, o objeto produziu um curto circuito e fez com que o alimentador que atende a região fosse desligado, como medida de segurança.
Em casos de serviços de extrema importância para a população, como é o telefone 192 do Samu, a Cosern aconselha que os órgãos responsáveis pelos mesmos mantenha um gerador próprio, como medida de segurança para não interromper os serviço.
Por fim, a Cosern reforça o alerta dos riscos de soltar pipa perto da rede elétrica. As crianças precisam ser orientadas a procurarem lugares abertos e espaços livres tais como praias, campos de futebol, praças e parques. Se a pipa enganchar na rede elétrica, o brinquedo não deve tentar recuperá-la de forma alguma, para evitar risco de choque elétrico. A orientação é pedir ajuda no telefone 116 para que a pipa seja retirada da rede e evite ocorrências como a do último sábado.
Sobre ocorrências em período de chuvas

A Cosern possui um plano de manutenção preventiva do seu sistema elétrica como forma de minimizar as interrupções de energia aos seus clientes em todo o Rio Grande do Norte.

No período de chuvas, em razão das características da rede elétrica, o sistema fica um pouco vulnerável, face à exposição que sofre às descargas atmosféricas - comuns neste período do ano – e ao processo de limpeza da sujeira que se aloja nos componentes da rede elétrica, principalmente nas primeiras chuvas. Quanto mais severas forem as descargas atmosféricas, mas danosas elas podem ser ao sistema elétrico.


A Cosern trabalha de forma preventiva para minimizar os efeitos das descargas atmosféricas na rede elétrica fazendo manutenção no seu sistema de para-raios e promovendo lavagem nas principais subestações, em linhas de transmissão e de distribuição, principalmente aquelas que tem grande interferência das intempéries naturais, tais como salinidade e vento, fatores naturais que produzem acúmulo e aderência de sujeira nos componentes da rede elétrica.