Facebook

Image Map

14 de dezembro de 2016

Governo do RN realiza Jornada Pedagógica e lança plataforma Escolas na Rede

Exibindo Alunos da Escola Estadia Maria Lídia.JPG

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, realiza entre os dias 15 a 17 de dezembro a Jornada Pedagógica 2017 com o tema “Interfaces das Linguagens: tecer gestão e inovação para uma escola curiosa, prazerosa e aprendente”. Terá como público gestores e técnicos das Diretorias Regionais de Educação e de Cultura (DIREC) e acontecerá no Auditório Angélica Moura, localizado na sede da SEEC, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

A programação do evento será constituída de debates e apresentações que buscarão fortalecer os trabalhos realizados nas unidades de ensino do RN. Este será o momento de preparação para o ano letivo de 2017.

Lançamento da plataforma Escolas na Rede

Abrindo o cronograma de atividades da Jornada, às 9h30, do dia 15, o Governo do Estado, em parceria com o Instituto Natura, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Inspirare, lançarão a plataforma Escolas na Rede, que integra a Rede Escola Digital, com outros estados e municípios. Esta compreende uma plataforma de busca de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs), em diferentes formatos, que vão enriquecer as atividades com os conteúdos curriculares, nas escolas da rede pública de ensino. Reúne os melhores conteúdos da internet e disponibiliza aos professores sugestões para promover inovação em suas práticas pedagógicas.  A Escolas na Rede encontra-se disponível por meio do endereço eletrônicowww.escolasnarede.seec.rn.gov.br

Para a Secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, "o lançamento da plataforma é resultado da atitude generosa de parceiros que chegam para colaborar com a educação do RN. O estado não fará desembolso  financeiro e dará um passo importante no processo de ampliação das fontes de acesso a dados, informações e conhecimentos por parte de estudantes e professores".

Segundo a Gerente de Projetos do Instituto Natura, Maria Slemenson, a parceria com a SEEC/RN está alinhada à estratégia de disseminar um recurso fundamental capaz de transformar a educação do Brasil. “A Escola Digital tem o importante papel de possibilitar o acesso a conteúdo multimídia e ampliar as fontes de pesquisa de qualidade. Além disso, traz o aprendizado com linguagem adequada ao perfil de cada um e permite o avanço dos estudos em ritmos diferentes”, afirma Slemenson.

A ferramenta beneficiará as 604 escolas da Rede Estadual de Educação, alcançando em torno de 16 mil professores e 240 mil estudantes.

A plataforma será apresentada pela Coordenadora da Rede Escola Digital Sarah Faleiros, do Instituto Natura, e pela professora Maria Aldeiza Silva, do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias, órgão responsável pela gestão da plataforma no âmbito da SEEC/RN.

Logo em seguida ao lançamento, a Secretária Cláudia Santa Rosa conduzirá um momento de reflexão sobre o ano letivo de 2016 na Rede Estadual de Educação.

Plano Estadual de Educação (PEE/RN) em discussão

Na tarde do segundo dia da Jornada (16), a professora Mônica Guimarães, Secretária-Adjunta de Educação, apresentará em formato de painel as metas do Plano Estadual de Educação (2015-2025), destacando as ações que vem sendo realizadas pela SEEC/RN para o seu cumprimento. 

O PEE/RN tem metas e ações que contemplam temáticas relevantes no contexto educacional do RN, a saber: a alfabetização de crianças, jovens e adultos; a Educação em tempo integral; Educação Profissional, e; o regime de colaboração entre as redes municipais e estadual.  

Palestra com Paulo Roberto Padilha 

No sábado, encerrando as atividades, o professor Dr. Paulo Roberto Padilha irá proferir a palestra “Interfaces das Linguagens: tecer gestão e inovação para uma escola curiosa, prazerosa e aprendente”. A discussão, que é tema da Jornada, será realizada pelo palestrante com espaço para dúvidas e contribuições dos professores participantes.

Paulo Roberto Padilha é Mestre e Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na área temática de Cultura, Organização, Educação e Administração Escolar. É pedagogo e Bacharel em Ciências Contábeis. Atualmente é diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Paulo Freire.