Facebook

Image Map

20 de dezembro de 2016

Depois da ETE Guarapes, Caern anuncia para janeiro início das obras da ETE Jaguaribe

Exibindo

O Governo do Estado, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), deve iniciar em meados de janeiro de 2017 as obras da Estação de Tratamento de Esgotos Jaguaribe, destinada a atender à população da Zona Norte do Natal. A ETE Jaguaribe faz parte do conjunto de obras do Governo do Estado que vai transformar Natal numa das primeiras capitais do país a ter 100% de serviço de esgotamento sanitário. Ela está orçada em R$ 86 milhões.

Desde julho, a Caern está executando a obra de outra Estação de Tratamento de Esgotos, a ETE Guarapes, que deverá ficar pronta até início do segundo semestre de 2018. Atualmente, estão sendo realizados os trabalhos de terraplenagem no terreno onde funcionará o equipamento. A área da ETE tem 70 mil metros quadrados e localiza-se na Rua Novo Guarapes, a pouco mais de 700 metros da Avenida Ranieri Mazzili, no bairro Guarapes.

O projeto da ETE Guarapes é dividido em cinco módulos, cada um com capacidade para tratar 210 L/s, com um total de 1.050 litros de esgotos por segundo. Quando a ETE estiver pronta, aproximadamente 45% população de Natal será beneficiada pelo sistema, o equivalente a 400 mil moradores das zonas Sul e Oeste do Natal e de parte de Parnamirim, totalizando 537 mil habitantes beneficiados. Juntas, as duas ETEs (Baldo e Guarapes) vão completar o esgotamento sanitário de 100% da cidade localizada ao lado sul do rio Potengi. Sua construção está orçada em R$98 milhões de recursos oriundos do Governo Federal e está sendo executada pelo consórcio das empresas licitadas Ramalho Moreira e Proacqua.

Ao final das obras que estão sendo executadas, a cidade contará com quatro Estações de Tratamento de Esgotos, possibilitando a cobertura total de Natal (ETE Guarapes, ETE Jaguaribe, ETE Baldo e ETE Redinha).

BAIRROS

Quando concluído, o conjunto de cinco módulos da ETE vai garantir o tratamento dos esgotos coletados nas zonas Sul e Oeste de Natal, abrangendo os bairros de: Ponta Negra, Via Costeira, Pitimbu (Cidade Satélite, Bancários, San Vale e Parque das Colinas), Cidade Jardim, Lagoa Nova, Candelária, Felipe Camarão, Guarapes, Planalto, Cidade da Esperança, parte das Quintas, Cidade Nova, Nova Cidade e área do Campus universitário da UFRN, em Natal; além de Nova Parnamirim, Cidade Verde, Emaús, Jardim Aeroporto e Parque Industrial, em Parnamirim.

Está prevista, após dez anos, a construção de um sexto módulo, ampliando a capacidade de tratamento para a vazão média de 1.260 L/s, suficiente para atender às demandas populacionais destas áreas até 2030.

O complexo da ETE Guarapes tem a mesma característica de avanço tecnológico no tratamento de efluentes pela ETE Baldo. O módulo I da estação será executado com parte dos recursos alocados no SES das bacias de esgotamento sanitário E,F e K (que abrange Guarapes, Felipe Camarão, Bom Pastor e parte das Quintas). Os demais módulos serão construídos com recursos alocados no empreendimento SES Natal – Zonas Sul e Oeste, todos são através do Orçamento Geral da União e Governo do Estado/Caern.