29 de novembro de 2016

Mineiro quer debate sobre redução de recursos para Saúde e Educação no OGE 2017



Na sessão plenária desta terça-feira (29), o deputado Fernando Mineiro (PT) chamou atenção para a necessidade de debater o Orçamento Geral do Estado (OGE) 2017 e para a diminuição já prevista para os investimentos nas áreas da Saúde e Educação.

“Se já temos problemas na Saúde relacionados com a diminuição de recursos, como será a situação em 2017? O mesmo acontece com a Educação”, alertou Mineiro. Segundo dados apresentados pelo parlamentar, embora a previsão seja de aumentar o valor total do OGE com relação a 2016, a Saúde, por exemplo, prevê uma queda geral de 18,92% nas despesas, sendo menos 42,36% nos investimentos, menos 11,17% em pessoal e uma redução de 28,75% em outras despesas correntes. Já na Educação, a queda geral será de 21,15%, sendo 66,11% a menos nos investimentos; menos 11,38% com pessoal e 30,77% a menos em outras despesas correntes.

Para Mineiro, é importante que os deputados se dediquem a estudar o orçamento, que deverá ser analisado e votado nos próximos dias.

O deputado também chamou atenção para a situação da administração de Natal, que suspendeu os concursos para a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES). “A realidade foi maquiada durante a campanha eleitoral e agora a máscara está caindo”, disse.