Facebook

Image Map

25 de novembro de 2016

Dison Lisboa apresenta projeto para incentivar combate ao Aedes Aegypit



A Assembleia Legislativa tem trabalhado para fomentar práticas no combate ao mosquito transmissor da dengue no Rio Grande do Norte. Como forma de incentivar os municípios potiguares a trabalharem para evitar a proliferação do Aedes Aegypit, o deputado Dison Lisboa (PSD) deu entrada em um projeto de lei instituindo o "Selo Estadual RN Sem Dengue", a ser concedido a cidades que tiverem atuação destacada na área.

"Mesmo com o investimento do Poder Público em campanhas de conscientização, a dengue segue apresentando largo crescimento e está na maioria dos municípios potiguares. Até outubro, quase 50 mil casos suspeitos haviam sido notificados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública, e é diante desse panorama de preocupação que propomos o selo", justifica Dison Lisboa.

Pelo pleito encaminhado pelo deputado, o projeto passa a ser conferido a todos os municípios que implantarem políticas públicas efetivas de combate ao mosquito transmissor e com objetivo de erradicar a doença no Estado. Para isso, haverá a verificação anual por parte do Governo do Estado aos municípios que voluntariamente se cadastraram para obtenção do selo.

A proposta determina que os municípios cadastrados e interessados na obtenção do selo deverão, entre outras coisas, comprovar iniciativas de combate à proliferação do mosquito, ações para diminuir índices de infestação e promover inovações na busca para erradicar o mosquito transmissor.

"Esta iniciativa também provoca o conhecimento e compartilhamento de práticas inovadoras que poderão servir de exemplos para aplicação em outros municípios e divulgadas em todo o RN", explica Dison.